OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES

  • Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva IMES-CATANDUVA
Palavras-chave: Ensino, Formação, Capacitação, Práticas, Avaliação.

Resumo

Desde 1980, trabalho em curso superior de licenciatura, ministrando aulas para os cursos de Letras e de Pedagogia. Nessa trajetória, acompanho a carência intelectual, cultural e econômica dos alunos que ingressam nos cursos de formação docente, pois são alunos que trabalham durante o dia. Infelizmente, as instituições de ensino particulares oferecem cursos de licenciatura em três anos, tempo insuficiente para uma boa formação que contemple conteúdos específicos e conhecimentos pedagógicos. Os alunos possuem dificuldades para a realização do Estágio Supervisionado, muitas vezes, existente só no papel. Diante desse quadro, apresentamos o presente trabalho, objetivando, a partir de análise das práticas profissionais, elucidar a necessidade de formação continuada de docentes; apresentar mecanismos eficientes para essa formação e demonstrar os resultados advindos. O ponto de partida para a realização do presente trabalho foi a verificação dos resultados sofríveis das avaliações internas e externas do sistema municipal de ensino, razão pela qual instituímos aulas de reforço para todos os alunos. Entendemos que não bastavam as aulas, mas era preciso capacitar o docente. Nessas capacitações, para o docente de fundamental I deparamo-nos com dados espantosos: o professor não possui domínio de conteúdos e nem de práticas pedagógicas.

Publicado
2019-06-29