O professor Edison Bariani Junior, do curso de Psicologia do Imes Catanduva, publicou recentemente seu novo livro, intitulado “Uma Sociologia abortada: Tobias Barreto e a crítica da Sociologia”.
De acordo com Bariani, o livro aborda a história da Sociologia no Brasil e a interessante contribuição de Tobias Barreto, que, ao negar a existência da Sociologia como ciência, construiu um arsenal crítico que não só problematizava a constituição científica do estudo da sociedade, mas também tacitamente propugnava por uma nova ciência social. “Todavia, tal crítica e proposta ficaram depositadas sob o pó do silêncio ou da má compreensão, soterrando a novidade para a construção de uma visão hegemônica da sociologia como ciência positiva e naturalista que, sob certos aspectos, vige até hoje”, comentou o autor.
Bariani, que é Doutor e pós-doutor em Sociologia pela Unesp, também professor da Faculdade de Itápolis-SP (Facita) e Faculdade Santa Rita (Fasar), de Novo Horizonte-SP, já possui vários livros publicados, como “Administração pública no Brasil: breve história política” (com Christina W. Andrews), “A sociologia no Brasil: uma batalha, duas trajetórias - Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos” e “Guerreiro Ramos e a redenção sociológica: capitalismo e sociologia no Brasil”.
O livro “Uma Sociologia abortada: Tobias Barreto e a crítica da Sociologia” pode ser encontrado pelo site
http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=30855