Curso alcançou média acima das instituições do país e está entre os 3 melhores do estado SP
Catanduva-SP, 8 de agosto de 2008 – O curso de Odontologia do IMES-FAFICA manteve o nível de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/2007). Além de repetir a nota 4, alcançou média acima das instituições do todo o país e ficou entre as três melhores do estado de São Paulo.
Em 2004, o curso também provou a excelência no ensino. Num levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo com base no ENADE/2004, ficou entre os 4 melhores cursos do estado de São Paulo. Neste ano, na 3ª colocação no estado, ficou atrás apenas da UNESP de Araraquara e UNESP de Araçatuba, e à frente da UNESP de São José dos Campos.
O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação. Os conceitos utilizados no ENADE variam de 1 a 5. Quanto maior o valor, melhor é o desempenho no exame.
O exame avaliou dois grupos de estudantes na graduação: ingressante (primeiro ano de graduação) e concluinte (cursando o último ano). Houve dois instrumentos: um questionário e uma prova. A finalidade do questionário foi traçar o perfil dos estudantes. Os dois grupos de estudantes foram submetidos à mesma prova, que avaliou formação geral dos cursos de todas as áreas e conteúdo específico de cada área.
Na avaliação do conteúdo específico, os estudantes ingressantes do IMES-FAFICA atingiram a média de 36,3 pontos. A média do país foi de 32,1. Na avaliação do dos estudantes concluintes, o IMES-FAFICA alcançou a média de 65,4, contra 56,5 em nível nacional.
Para o coordenador do curso, Dr. Júlio César Emboava Spanó, “os alunos do Curso de Odontologia do IMES-FAFICA, tanto concluintes como ingressantes, tiveram sempre desempenho acima do Brasil”.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O ENADE é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.
Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
No intuito de facilitar os procedimentos de Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior junto ao MEC, o INEP criou o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC é composto por três variáveis: ENADE 2007 (40%), Índice de Desenvolvimento (IDD - 30%) e Insumos (infra estrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos e corpo docente das instituições de ensino superior - 30%).
O IMES-FAFICA, por ser autarquia municipal, está sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEESP) e não do MEC. Por isso, não foi possível ao INEP concluir os cálculos e atribuir o CPC dos cursos do IMES-FAFICA.
O relatório completo do ENADE/2007 está disponível na Internet em www.inep.gov.br.