O Prof. Dr. Paulo Celso Pereira, docente no curso de Psicologia do IMES Catanduva, publicou, no mês passado, artigo na revista científica americana “Journal of Family Violence”, com trechos de sua tese de doutorado, no caso violência doméstica.
O título é “Feasibility Pilot Intervention Program to Teach Parenting Skills to Mothers of Poly-Victimized Children”.
Segundo o professor Paulo, “desenvolvi um programa de intervenção psicoeducativo, na abordagem cognitivo-comportamental, denominado Projeto Parceria, com outros parceiros – Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (minha orientadora), Sabrina Mazo D’Affonseca e pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV, do Departamento de Psicologia da UFSCar. Trata-se de um programa que ensina habilidades parentais para mães vítimas de violência doméstica. Na minha tese desenvolvi esse programa com 17 mães de Catanduva e região, e este contempla 16 sessões, oito psicoterapêuticas e oito psicoeducativas. As mães eram atendidas em suas casas, por meio de visita domiciliar, avaliadas antes de iniciar o programa; ao final, quatro meses depois (follow-up), os resultados entre a pré e a pós-intervenção revelaram resultados estatisticamente significativos, no sentido de melhoras de comportamento, sugerindo êxito do programa, que teve 100% de adesão, o que não é comum com esse tipo de população”.
O trabalho já foi premiado em um congresso em Portugal, na cidade do Porto. Para acessar o artigo online, o endereço é:
http://www.springerlink.com/openurl.asp?genre=article&id=doi:10.1007/s10896-012-9490-9