O IMES Catanduva completou no último mês 43 anos de atividade. A Instituição foi criada pela Lei Municipal n° 792 de 1966 como estabelecimento de Ensino Superior. A aula inaugural ocorreu no dia 23 de abril de 1967.
No início, eram quatro cursos: Pedagogia, História, Geografia e Letras. Hoje, são 15: Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Letras, Matemática e Pedagogia.
Na pós-graduação (especialização), são seis cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação: Administração de Redes de Computadores com ênfase em Servidores de Aplicação, Direito Processual Civil, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Matemática, Educação Lúdica, História do Brasil e Estudos Avançados de Lingüística e Literatura e dois cursos reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO): Ortodontia e Dentística.
A Instituição conta com alunos de diversas regiões do país (centro-oeste, sudeste e nordeste) e até de outros países, como Angola, país com o qual a Instituição firmou em 2008 convênio acadêmico internacional por meio da Universidade Independente de Angola (UnIA) para cooperação acadêmico-científica.
Em relação ao corpo docente, o IMES conta com mais de 70% dos professores com títulos de mestrado e doutorado.