Órgão é responsável pela gestão dos recursos hídricos numa área que abrange 66 municípios do estado de SP
Catanduva-SP, 16 de abril de 2009 – O IMES Catanduva ingressou como membro do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande (CBH-TG), órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos da bacia, que envolve 66 municípios da região noroeste do estado de São Paulo.
Fundado em 1995, o CBH-TG é um colegiado tripartido, formado pelo poderes municipal e estadual, mais entidades da sociedade civil (universidades, associações técnicas, comunitárias e ambientais). No estado, há 15 comitês.
Todo ano, na assembléia geral, os integrantes se reúnem para deliberar sobre assuntos relacionados à bacia. As decisões do comitê movimentam o FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), verba destinada aos recursos hídricos.
As principais funções do CBH-TG são: colaborar com o Plano Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, definir as ações necessárias para o aproveitamento e controle dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica e deliberar sobre a aplicação dos recursos financeiros provenientes do FEHIDRO.
Além da assembléia geral, o IMES Catanduva participará da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas, com reuniões quinzenais para analisar os projetos a serem encaminhados ao Comitê.
A Instituição será representada pelo coordenador do curso de Geografia, o Prof. Antônio Leonildo Rebechi.
Para mais informações, consulte o site do comitê: http://www.comitetg.sp.gov.br/
Legenda: Mapa de abrangência do CBH-TG