O Cine Debate do Imes Catanduva desse mês traz a obra-prima máxima do cinema soviético que influenciou diretores e foi peça fundamental para o ciclo do Construtivismo Russo na Sétima Arte, “O encouraçado Potemkin” (1925). Dirigido por Serguey Eisenstein, um dos pais da linguagem cinematográfica soviético-russa, o filme encontra-se online até o dia 21/11 na plataforma do Sesc Digital, em https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/o-encouracado-potemkin, e o debate será nesse sábado, dia 23/10. Lembrando que o debate é aberto ao público e totalmente online, a partir das 14h, no canal do Sesc Catanduva no Youtube, em https://www.youtube.com/user/sesccatanduva - ele será conduzido pelo idealizador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Senac e do Imes Catanduva, e mediado por Alexandre Vasques, programador cultural do Sesc Catanduva. Participem!
Sinopse: Em 1905, marinheiros do barco Potemkin rebelam-se. A população da cidade portuária de Odessa apoia a revolta e é brutalmente reprimida pelos oficiais do governo czarista. O encouraçado dispara contra o Quartel General e parte ao encontro da frota do Mar Negro, visando sublevá-la.
Cine Debate
O Cine Debate é uma parceria do Imes com o Sesc e o Senac Catanduva e completa, em 2022, dez anos trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população. Segue o mesmo formato do segundo semestre de 2020: uma vez por mês, online, aos sábados, a partir das 14h, pelo canal do Sesc no Youtube.
Os dois próximos (e últimos) filmes do Cine Debate 2021 serão o drama francês “Um passeio por Paris” (dia 27/11) e o drama canadense ganhador do Oscar de filme estrangeiro “As invasões bárbaras” (dia 04/12). Todos já podem ser assistidos gratuitamente pela plataforma do Sesc Digital.