Nesse período foram mais de 300 profissionais formados e milhares de atendimento gratuitos à população
Catanduva-SP, 25 de março de 2008 – O curso de Fisioterapia, pioneiro na área da saúde no IMES-FAFICA, completa em 2008 dez anos. Em uma década, a Instituição já formou mais de 300 fisioterapeutas. Mas o mais importante foi o desempenho na área social, com milhares de atendimentos gratuitos à população.
Criado em 1998, o curso funcionava apenas no período integral. A partir deste ano, há mais uma opção, com a abertura do curso no período noturno. O objetivo é formar profissionais com orientação generalista, para atuação em todos os setores da saúde (prevenção, curativo e reabilitação). O curso é coordenado pela Profa. Fábia Ferreira da Silva Prieto e composto de mestres e doutores.
Prática supervisionada. No IMES/FAFICA, a carga horária curricular da prática supervisionada em Fisioterapia, realizada sob supervisão acadêmica direta de um docente, é de 960 horas, com um sistema de rodízio que permite a todos os alunos realizarem atividades práticas nos diferentes níveis de saúde e áreas de atuação. Os alunos dispõem de quatro locais para a realização da prática supervisionada.
1) Na Clínica-escola, localizada na Rua Borborema, 171, as terapias são realizadas pelos alunos, sob supervisão dos professores, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Postura, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia Adulta, Ortopedia, Neurologia Infantil, além da área de pré e pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. Os atendimentos são realizados desde 2001.
2) Hospital São Domingos (UNIMED). Os alunos, sob supervisão docente, vivenciam a rotina hospitalar e realizam atendimentos fisioterápicos nas unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil e adulto. A partir de 2008, em virtude do convênio firmado com a Fundação Padre Albino, as atividades de práticas serão realizadas no Hospital Padre Albino, sob supervisão da Profa. Renata Rocha.
3) Ellos Academia: Localizada na Rua Três de maio, 29, os alunos utilizam a piscina terapêutica, aquecida, medindo 8 x 5 m, com profundidade de 1,20 a 1,5 m, para a prática de hidroterapia em pacientes.
4) Associação Assistencial São Vicente de Paulo ( Lar São Vicente de Paulo): Na geriatria, os alunos acompanham a rotina de uma instituição de idosos. Os atendimentos, quando necessários, são realizados nos leitos dos internos, que atualmente tem capacidade para 90 idosos.